Loja Teosófica Liberdade


A Loja Liberdade

Fundação

Filiada à Sociedade Teosófica no Brasil foi Fundada em 1º de março de 1951. A Loja Teosófica Liberdade é hoje uma das maiores lojas teosóficas do Brasil em número de membros ativos e em freqüência média às reuniões. Nossas reuniões se realizam todas as sextas-feiras, à noite, com palestras sobre temas de atualidade de interesse dos estudantes de teosofia, além dos tópicos mais solicitados da literatura teosófica.

Nossa Missão

Difundir e popularizar o conhecimento teosófico, através da promoção de atividades educacionais e culturais afins, com abordagens universalista, convergente entre ciência, religião e filosofia e de estímulo ao autodesenvolvimento de seus participantes, dentro de uma atmosfera de convivência fraterna e de liberdade de pensamento.

O que é uma loja Teosófica?

A Loja é o local por excelência onde os membros se reúnem para executar os trabalhos teosóficos, em seções públicas ou reservadas. A Loja é dirigida por um presidente
eleito e pela sua equipe de colaboradores nomeada por ele. Nela são realizadas palestras, cursos, atividades culturais, debates e outras atividades para o desenvolvimento interno de cada membro, a disseminação dos ideais da teosofia e fortalecimento da egrégora espiritual da Loja. Além do lado visível, a Loja é um núcleo irradiador de energias espirituais. Embora historicamente se adote o nome de Loja, não tem qualquer ligação com a maçonaria.

O poder transformador da S.T.

Os objetivos da S.T. podem parecer de reduzida influência prática frente aos graves problemas do mundo atual. Na verdade, a grande maioria de tais problemas é gerada pela ignorância, pelo dogmatismo e pelo sectarísmo (religioso, filosófico e científico). A S.T. através de seus objetivos, atua justamente sobre as raízes destes problemas, despertando as pessoas para que entendam que a unidade da vida e a fraternidade universal é um fato da natureza. Mudando o modo de pensar mudamos a humanidade. Além disto, faz parte do trabalho geral da S.T. que seus membros, enquanto cidadãos, promovam todas as reformas dentro da estrutura social em que vivem.

Porque tornar-se membro

Não há pré-requisitos nem limitações para qualquer um associar-se, basta se identificar com os três objetivos básicos, praticar o primeiro e respeitar a liberdade de pensamento. A decisão de se tornar membro é particular e deve ser tomada com ponderação. O membro é uma pessoa que entendeu a importância do trabalho da S.T. e quer contribuir com ele de maneira efetiva, participando regularmente dos trabalhos e cumprindo com as obrigações assumidas com a Loja e a Seção Nacional.

Como foi dito no início, o que une os teosofista não é uma crença em comum, mas a busca em conjunto pela Verdade. Sendo assim, você não vai encontrar gurus ou autoridade espiritual na S.T., mas sim, um grupo de pessoas unidas em torno de seus três objetivos, que procuram compreender Verdades Eternas, estudar a literatura teosófica que torna a vida mais inteligível, e a seu tempo, vivenciar os ideais de espiritualidade, trocando experiências e promovendo a causa teosófica.

Entendemos que todo o desenvolvimento espiritual e conhecimento esotérico deve ser buscado com o único propósito de beneficiar a humanidade em seu conjunto e todos os seres viventes. Por isto, se você se sente afinado com os nossos ideais, é muito bem-vindo em nossas fileiras. Faça parte desta egrégora teosófica, e ajude a manter viva e propagar a chama da teosofia nos corações das pessoas, porque juntos podemos progredir de forma mais eficiente.

Benefícios

Se você abraçar a causa teosófica e se esforçar para vivenciar a teosofia em seu sentido mais profundo, vai mudar o modo de encarar o mundo e seus problemas. Além disto, do ponto de vista imediato, o membro pode usufruir de outros benefícios como participar das reuniões exclusivas para membros, onde se desenvolve práticas meditativas e estudos aprofundados em um ambiente fraterno. Fazer parte de uma instituição internacional pioneira com mais de 130 anos de tradição que influenciou grandes nomes na história. Colocar-se sob a influência da egrégora espiritual teosófica. Também pode votar e se candidatar a cargos administrativos na Loja e na Sociedade Teosófica. Ou obter descontos nos cursos da Loja e nos eventos promovidos pela Seção Nacional.

Atitude esperada dos membros

Espera-se que um trabalhador da S.T. adquira uma clara compreensão dos princípios fundamentais da Filosofia Esotérica e da natureza do trabalho da Sociedade. Deve se eforçar em obter treinamento para exercer uma das muitas atividades da Loja, seja de palestra, administrativa ou cursos. Por isto é desejável que se especialize em uma área do conhecimento teosófico. Mas o mais importante é se esforçar para desenvolver suas faculdades espirituais que são as virtudes latentes dentro de você. Porque o exemplo de vida é mais importante que as palavras.

Procedimentos

Para se tornar membro é simples, basta você pedir a ficha de cadastro junto a secretaria da Loja e pagar as taxas necessárias. Daí é só aguardar seu diploma de filiação chegar. Não fazemos filiação pela internet, faz-se necessário a presença e a participação nos trabalhos na Loja. Caso tenha interesse converse conosco.